Segurança em Redes Sem Fio: Características de Segurança
Neste artigo, vamos explorar as características de segurança que estão disponíveis nas redes sem fio. Ao longo deste guia, iremos discutir diferentes métodos e protocolos de segurança utilizados em redes sem fio.
Protocolos de Segurança
- WEP: Wired Equivalent Privacy (WEP) foi desenvolvido em 1999 e foi o primeiro protocolo de segurança utilizado nas redes sem fio. Apesar de ter sido desenvolvido para fornecer a mesma segurança oferecida em redes wired, depois de um tempo foi descoberto que a cifra de 40 bits usada por WEP era vulnerável e facilmente hackeável. Por isso, hoje em dia, WEP é considerado inseguro e modernas roteadores de rede sem fio não oferecem essa opção.
- WPA: Wi-Fi Protected Access (WPA) é outro protocolo de segurança utilizado em redes sem fio. WPA fornece uma melhor segurança que o WEP, por utilizar uma cifra mais forte chamada TKIP (Temporal Key Integrity Protocol). Essa cifra garante a integridade dos dados ao mudar suas chaves dinamicamente enquanto são usadas.
- WPA2: WPA2 foi desenvolvido para fornecer segurança superior à WPA, utilizando um método de cifra mais forte. Enquanto que a WPA utiliza TKIP para criptografia, o WPA2 exige a utilização de uma cifra mais segura chamada AES (Advanced Encryption Standard).

Outras opções de segurança
Além das opções de protocolo de segurança acima mencionadas, existem outras opções de segurança que podem ser utilizadas em redes sem fio:
- WPS (Wi-Fi Protected Setup): O Wi-Fi Protected Setup é um recurso que permite a configuração rápida de uma rede sem fio.
- SSID: O SSID (Service Set Identifier) é o nome da sua rede sem fio. Altere o SSID e faça com que ele não seja facilmente identificável para os invasores.

Conclusão
As redes sem fio podem oferecer uma conexão rápida e flexível, mas também devem ser protegidas com segurança. Conheça as características de segurança disponíveis em redes sem fio para fornecer a melhor proteção possível à sua rede.

Referências
Nesta seção, fornecemos uma lista das referências utilizadas para a elaboração deste artigo:
